A alta temperatura e chuvas constantes neste período do ano propiciam o aumento no número de casos envolvendo acidentes provocados por animais peçonhentos, entre eles o escorpião. Por esse motivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), faz um alerta para a população sobre os cuidados com o animal.
Nesse final de semana em Sarandi, principalmente na Região da Zona Norte, os bairros do Jardim São José e do Jardim Bom Pastor estão vivendo o surto do Escorpião amarelo. O principal motivo é a ausência de roçadas nos terrenos particulares , eles podem entrar nas residências pela rede de esgoto e se instalar no meio urbano devido à facilidade de abrigo, água e alimento (principalmente baratas) que aparecem em locais com acúmulo de entulho e lixo.
Não existe veneno eficaz contra escorpião e o Ministério da Saúde não recomenda o uso destes produtos, pois biologicamente os escorpiões são muito resistentes, e o uso pode causar o efeito desalojante destes animais, ou seja, fazer com que eles saiam de seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.
A Secretaria Municipal de Saúde, infelizmente, não lançou nenhuma uma campanha sobre os cuidados, mas os moradores que têm crianças e Pets, estão assustados aguardando uma solução sobre as roçadas nos terrenos.
Para evitar acidentes com escorpiões:
- Usar água sanitária nos ralos e frestas de portas;
- Instalar barreiras mecânicas nas portas;
- Evitar o acúmulo de entulhos;
- Fechar frestas e rachaduras nas paredes;
- Manter o ralo do banheiro fechado após o banho;
- Vedar bem as caixas de gordura.