​A Salsa, também conhecida como Salsinha, Salsa-comum, Salsa-de-comer ou Salsa-hortense, é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retensão de líquidos.Tanto as suas folhas quanto as suas sementes e raízes são utilizadas para fazer remédios naturais, além de poderem ser utilizadas como tempero na culinária.

A salsa é rica em ferro e vitamina C, tem ação diurética, é estimulante, emenagoga, vasodilatadora, tonificante e várias outras propriedades benéficas. Essa planta utilizada como condimento na culinária, também, pode ser usada como chá para fins medicinais.Como tempero, a salsinha combinada com a cebolinha é conhecida como cheiro-verde.

A salsa possui várias propriedades medicinais e por isso traz muitos benefícios para o organismo, veja quais são:

Age como diurético

A salsa estimula o bom funcionamento dos rins, melhora a circulação e elimina toxinas do organismo.

Consumida como chá, trata infecção urinária, combatendo os micro-organismos que prejudicam a bexiga.

Melhora o hálito

O chá de salsa através da clorofila e de seu poder alcalinizante ajuda a purificar o hálito e melhorar a saúde bucal.

É digestiva

A salsinha estimula o bom funcionamento do aparelho digestivo e diminui a acidez no estômago, prevenindo azia e má-digestão.

Previne e trata a anemia

Rica em ferro e vitamina C, a salsa auxilia no tratamento da anemia, conferindo mais força e vitalidade para o corpo.

Alivia dores e cólica menstrual

O chá de salsinha pode ser um grande aliado para diminuir dores e cólicas, devido à sua ação antiespasmódica.

Ajuda na saúde do coração

A salsa devido conter ácido fólico em sua composição, contribui no controle da homocisteína, que é uma substância que, quando aparece no organismo em grande quantidade, desencadeia doenças cardíacas como enfartes, aterosclerose e derrame.

Tem ação antioxidante

Por seu poder antioxidante, a salsa protege as células do corpo dos danos oxidativos, prevenindo envelhecimento precoce e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

É anticancerígena

Faz parte da composição da salsa, uma substância chamada miristicina, que age ajudando a prevenir e inibir o desenvolvimento de tumores cancerígenos.

 

Segue as receitas em várias versões para usufruir dos diversos benefícios dessa planta:

Chá de Salsa simples

Ingredientes:

  • 20 g de salsinha para um litro de água

  • ou uma colher de chá de salsa para uma xícara d’água.

Preparo:

Ferva a água, tire do fogo e adicione a salsinha, deixando em infusão por 15 ou 20 minutos.

Como tomar:

Beba duas vezes por dia !!!!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEx-deputado do Paraná tem quase R$ 5 milhões bloqueados pela justiça .
Próximo artigoSérgio Moro o patrimônio nacional do cidadão de bem.
“A Nação Brasileira está sendo dessangrada. Escolas caindo aos pedaços. Hospitais apodrecendo. Nosso povo morrendo de fome. Um grande esforço deve ser feito, neste momento, em prol da unidade e da salvação nacional. É hora de unir, não de desunir. Vamos nos unir, todos nós, cidadãos comuns da nossa terra, que estivemos até agora observando a História. Vamos, nós mesmos, fazer a nossa História. Vamos unir, portanto, rua com rua, bairro com bairro, cidade com cidade, estado com estado, todos falando a mesma língua, a língua de uma grande nação, próspera e rica, que será a maior nação do mundo no século XXI. É preciso mudar toda a concepção política atual, a fim de que se possa revigorar, fortalecer, engrandecer e salvar nossa Pátria.” D.Henriques Colunista e Blogueiro