Essa regra, chamada de janela partidária, permite que os candidatos que detenham mandato possam trocar de partido sem que sejam punidos por infidelidade partidária. Isso pelo motivo de a legislação proibir a troca partidária ao longo do mandato.
Nessa última Quinta – Feira (07) , abriu a janela partidária que vai até 5 de abril , data final do prazo de filiação exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, sete meses antes da votação. Na prática, isso quer dizer que, neste ano, vereadoras e vereadores eleitos em 2020 terão um mês para mudar de partido e concorrer à reeleição ou às prefeituras dos municípios sem correr o risco de perder o cargo.
O Partido dos Trabalhadores (PT) , pode decidir não lançar candidato a Prefeito , Segundo Informações: O objetivo é concentrar as suas forças para eleger os vereadores , nesse caso ; O Grupo poderia fazer o bloco do federativo que é ( PV , PT e PcdoB ) que formam uma federação. A Chapa Individual , sem a coligação e com maioria , poderá ajudar o Ex – Prefeito Carlos de Paula .